sexta-feira, outubro 16, 2015

Mini Quiches de Farinheira e Legumes


Há quem faça empadas com natas mas garanto que sem, também ficam deliciosas.
Sem qualquer receita isto hoje até correu muito bem.

Usei...

2 dentes Alho
1/2 Cebola
6 folhas de Couve Lombarda cortada em juliana
1/2 cháv. Ervilhas Congeladas
Pimento Vermelho e Verde em pedaçinhos (a gosto)
Pimenta Preta, Shoyu, Cebolinho Desidratado, Pimentão Doce
1/2 Farinheira Vegetal (da Cemporcento)

1 Lata pequena de Milho
2 c. (sopa) Maizena + 6 c. de água
1 Cenoura Ralada
1/2 cháv. Azeitonas Pretas em pedaçinhos
Massa Folhada Pingo Doce

Numa frigideira bastante grande coloquei alho, cebola e azeite. Assim que aqueceu deitei a Couve Lombarda, os Pimentos e as Ervilhas Congeladas.

Deitei água aos poucos (sempre que necessário) e os temperos (Pimenta Preta, Shoyu, Cebolinho Desidratado, Pimentão Doce, Sal (se preciso) e deixei cozinhar.

Quando legumes já estavam mais molinhos adicionei a Farinheira em pedaçinhos e deixei cozinhar mais um pouco. Quando completamente sem líquido e todos estavam cozidos, apaguei e reservei.

Entretanto bati na 1 2 3 o milho até fazer um creme. Juntei a Maizena desfeita na água, a Cenoura ralada e as Azeitonas. Adicionei depois o conteúdo da frigideira e envolvi tudo muito bem.

A massa... cortei circulos com uma tigela pequena e coloquei-a dentro de formas de Empada pulverizadas com óleo em Spray (mas podem ser untadas de qualquer outra forma)

Já com o recheio dentro, levei ao forno e quando massa estava douradinha estavam prontas.

2 comentários:

  1. E se em vez de usar massa folhada (que é óptima mas tem quilos de gordura) usar uma fatia de pão de forma integral amassada com o rolo da massa?. Fica um quadrado de massa fina que dá para forrar as formas das empadas. Achas que dá ou será que o recheio é muito líquido e não fica bem?
    Achas que dá para fazer com alheira?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) nunca vi essa técnica do pão de forma mas parece interessante. Tenho que pesquisar isso. Em todo o caso este recheio não ficou muito líquido,na foto talvez pareça porque ainda estava bastante quente quando desenformei. A massa folhada é realmente gordurosa mas também não é para comer todos os dias e convenhamos...é deliciosa...eu adoro! Quanto à alheira eu acho que sim, teria sido a minha opção se não tivesse a farinheira. Volta sempre!

      Eliminar

Se tens algo a dizer este é o teu espaço