terça-feira, novembro 15, 2016

Cestinhas de Mousse Vegan

Adoro quando me surgem estas ideias sabe-se lá de onde.

Tinha abacates muito maduros no frigorifico e quando olhava para eles só me lembrava de fazer mousse. Mas não queria de novo a mesma mousse (apesar de ser uma delicia). 

Vai daí fui espreitar a despensa e descobri um mix de cereais, daqueles que têm aveia, passas,etc., vocês sabem.

Resultado:

Esmigalhei o abacate com uma banana (também muito madura), adicionei um pouco de sumo de limão (a laranja adoça mais) e cacau em pó (a olho, até escurecer), (pode ser feito no liquidificador ou processador).

O Mix de cereais... 

Triturei uma quantidade (a olho, vi mais ou menos o que ía precisar para o recheio que tinha) até virar uma farinha, adicionei 3 tâmaras, 1 c. (sopa) generosa de manteiga vegetal (deve resultar com óleo de coco, manteiga de amendoim, tahine ou qualquer outra pasta) e 1 c. (sopa) de chia hidratada em 3 c. de água até formar gel.

Amassei até formar uma pasta moldável que não esfarelasse muito.


Forrei forminhas de queques com pelicula aderente e coloquei pedaços dessa massa, abrindo com os dedos cestinhas. 

Levei pelo menos 30m ao frigorifico, as cestinhas e a mousse.

Depois disso, enchi as cestinhas com a mousse e polvilhei com amendoim que tinha triturado (ficaria bem com qualquer outro fruto seco ou até coco ralado.


Nota: Como estava apressada para ver o resultado, talvez tenha desenformado as cestinhas cedo demais. No dia seguinte tinha-as no frigorifico recheadas com a mousse e notei que estavam ligeiramente a abrir nas laterais porque a mousse larga alguma humidade para a base. Talvez devesse ter deixado nas formas até à hora de comer ou pelo menos, mais algum tempo. Mas isto vai-se aperfeiçoando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço