Mostrar mensagens com a etiqueta Almoço/Jantar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Almoço/Jantar. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, abril 30, 2018

Favas com Soja

Nunca fui muito fã desta soja em nacos mas... cada vez vai sabendo melhor.

100g Soja em Nacos 
1 Lata de Tomate em Pedaços
Favas 
1 Cebola picada
2 Dentes Alho
1 Folha Louro
Pimentão Doce
1 Malagueta Seca (Piri Piri ou outro picante)
3 c.(sopa) Shoyu
1/2 Copo Vinho Tinto (ou branco)
Azeite
Salsa
1 c.(sopa) Açucar Amarelo

PREPARAÇÃO DA SOJA (Importante)
Fervi água com 1 Folha de Louro e um pedaço generoso de gengibre. Quando começou a ferver deitei a soja, deixei ferver 3 ou 4 minutos apaguei o lume e deixei repousar mais 3 ou 4 minutos.
Deitei tudo para uma peneira, retirei o louro e o gengibre e lavei bem a soja debaixo de água corrente, apertando os nacos com as mãos, até sair a maioria da água turva da fervura. Reservei.


Num tacho refoguei a cebola, o alho, a malagueta e o louro em azeite. Quando alhos começaram a dourar adicionei o vinho e a lata de tomate. Deixei ferver alguns minutos.

Adicionei as favas e a soja e cobri com água quente. Temperei com um pouco de pimentão doce e com shoyu. Deixei cozinhar.

Fui provando para acertar o sal e adicionei 1 c.(sopa) de Açucar para cortar a acidez do tomate e do vinho.

Quando favas estavam cozidas, adicionei um punhado de salsa picada, mexi e apaguei o lume, deixando o tacho tapado algum tempo, antes de servir.


Nota: Na próxima vou adicionar 1 c.(chá) de sal à água em que fervo a soja. Achei-a um nadinha adocicada apesar do molho estar bom de sal.

domingo, abril 29, 2018

Açorda de Tremoço



Eu e os tremoços 😀fazer o quê? Eles inspiram coisas boas...

Dava para 2 pessoas...

1 Cháv. de Tremoços
3 Fatias grandes de Pão Alentejano (ou outro, com 1 ou 2 dias)
4 Dentes de Alho grandes
1 Folha de Louro
Azeite (quantidade generosa, a gosto)
Salsa e Coentros picados (quantidade a gosto, só coentros ou só salsa serve)
Pimenta Preta
Sal
Azeitonas q.b. (opcional)

Comecei por partir o pão em pedaços. Coloquei-o num recepiente e reguei com água morna, até cobrir todos os pedaços. Reservei.

Descaquei os tremoços e triturei-os na 1 2 3.

Numa frigideira bastante larga aqueci o azeite com os alhos e o louro. Assim que alhos começaram a querer fritar adicionei um pouco de água e a mistura de salsa/coentros. Mexi um pouco para libertar os aromas.

Adicionei o pão, sem precisar espremer a água dos pedaços. Reservei a água restante.

Temperei com sal e pimenta preta e fui mexendo para envolver no tempero, aproveitando para desfazer também, um pouco mais, os pedaços do pão.

Fui adicionando aos poucos água da demolha do pão para ajudar neste processo, e não deixar queimar, até adquirir a consistência que gosto.

Provei, acertei tempero e desliguei o lume.

Envolvi os tremoços no pão.

Servi com salsa e azeitonas.


Nota: Atenção ao sal dos tremoços. Se forem muito salgados demolhem por algumas horas ou até dum dia para o outro.

segunda-feira, abril 02, 2018

Chilli de Soja

Não sou de cozinhar muito esta soja mas... assim gosto bastante. Também costumo fazer com tofu firme ralado ou esmigalhado com um garfo. Fiz uma tachada que dava bem para 4 pessoas.

1 Cebola grande picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
Pimentão Doce
Shoyu
Chilli em Flocos (opcional, podem usar malagueta, ou qualquer picante a gosto)
1/2 Cháv. Polpa de Tomate
1/2 Copo Vinho Branco (ou tinto)
1 Pimento Vermelho
1 Cháv. Milho
3 Cháv. Feijão Preto Cozido (Cozi em água, sal, louro e gengibre. Com feijão vermelho também fica excelente)
Salsa Fresca (ou Coentros)

250g Soja Texturizada Fina
1 Folha de Louro
2 Rodelas de Gengibre


PREPARAÇÃO DA SOJA
Fervi água com o louro e o gengibre.
Deitei a soja, deixei ferver 3 ou 4 minutos e apaguei o lume.
Deixei repousar mais uns minutos na água.
Depois deitei para uma peneira e lavei bem de baixo de água corrente, apertando a soja com as mãos para eliminar o máximo da água da fervura.
Reservei.

Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.
Quando começou a dourar adicionei o vinho branco. Deixei refogar mais uns minutos. 

Adicionei o pimento cortado em pedaços pequeninos, o milho, a polpa de tomate, um pouco de shoyu, pimentão doce, chilli em flocos e um pouco de água. 

Deixei ferver uns 3 minutos e adicionei a soja, adicionando mais água quente garantindo que tudo ficava submerso (costumo adicionar também um pouco da água da cozedura do feijão). Deixei ferver uns 8 a 10m para a soja absorver bem todos os sabores e fui acertando o sal e o tempero.

Por fim adicionei o feijão cozido e deixei ferver mais 2 ou 3 minutos.

Adicionei salsa fresca e desliguei o lume, deixando tacho tapado durante algum tempo antes de servir.

Acompanhei com um arroz simples feito com alho em pó, um fio de azeite, sal, pimenta preta e salsa desidratada.

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Tofu Mexido com Espargos

Quando não nos apetece ter muito trabalho na cozinha, não significa que tenhamos que comer mal. 😂 Há coisas muito simples e rápidas de se fazer, e esta é uma delas.

Só para mim, usei...

Espargos
100g Tofu firme (Aldi)
3 Dentes de Alho
1 Folha Louro
Azeite
3 c.(sopa) Shoyu
Tomilho Limão e Salsa Desidratada (temperos a gosto)
Sal, Pimenta Preta, Pimentão Doce
1/2 Cháv. Bebida de Soja + 1 c.(café) Curcuma
1 Tomate
Salsa Fresca
Azeitonas

Numa figideira adicionei o alho picado, o louro, o tomilho, azeite e o shoyu.

Assim que aqueceu adicionei os espargos. Temperei com pimentão doce, salsa desidratada e pimenta preta.

Salteei por 3 minutos e adicionei o tofu esmigalhado com um garfo. Salteei mais 3 minutos, sem parar de mexer.

Aos poucos adicionei a bebida de soja com a curcuma dissolvida e continuei a mexer até tofu absorver e ficar cremoso.

Provei para corrigir sal e pimenta preta.

No fim, adicionei o tomate em pedaços, envolvi tudo e desliguei o lume.

Servi com salsa picada, azeitonas e acompanhei apenas com tostas integrais.

Notas: Podem servir com arroz, usar em sandes, como recheio de pastéis, etc.

sexta-feira, dezembro 15, 2017

Empadão de Lentilhas

Os orientais comem arroz quase todos dias e eu por mim comia puré de batata constantemente. Comida conforto é assim.

Os americanos fazem muito o empadão assim, só com uma camada de puré por cima. Nós é que temos a mania de colocar o recheio entre camadas de puré. Mas se calhar eles até têm razão nisto. Assim comemos menos batata e engordamos menos. 😂 Um bom pretexto para comer empadão mais vezes.

As quantidades dependem do tamanho do pirex que vão encher. Tentem visualizar as batatas depois de esmagadas para ver a quantidade que precisam.

Usei...

Batatas
Lentilhas Verdes (demolhadas por 4h, mas se for a noite melhor)
Feijão Verde
2 Cenouras
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Shoyu
Ervas de Provence
Pimenta Preta
Sal
Noz Moscada

Cozi as batatas em água e sal. Escorri mas guardei um pouco da água da cozedura. Esmaguei as batatas com um esmagador, adicionei um fio de azeite, e temperei com pimenta preta e noz moscada. Acertei o sal. (Quando está um puré muito denso e seco, adiciono água da cozedura aos pouquinhos até obter a consistência desejada. Ou uso bebida de aveia, ou outra que tenha na altura).

Num tacho refoguei cebola, alho e louro em azeite.

Quando cebola amoleceu bastante adicionei as lentilhas, a cenoura e o feijão verde.

Temperei com ervas de provence, pimenta preta e shoyu e cobri com água.

Deixei cozer e evaporar a maior parte da água. 

Provei para corrigir temperos.

Num pirex coloquei o preparado do tacho, cobri com o puré, polvilhei sementes de sésamo e levei ao forno para gratinar e dourar a parte de cima.



Notas: A batata não precisa de ser pincelada com nada para ficar douradinha mas... podem pincelar com uma mistura de água e curcuma + umas gotinhas de shoyu ou com azeite e shoyu. 

terça-feira, novembro 21, 2017

Couve Flor à Brás

Continuando a saga "à brás" hoje foi a couve flor a escolhida, e como costumo dizer... tudo sabe bem "à brás".

Couve Flor
Alho Francês fatiado (1 talo pequeno)
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
1/2 Copo Vinho Branco (opcional)
Temperos a gosto (usei Pimenta Preta, Pimentão Doce, Tomilho Limão Desidratado)
Sumo de 1/2 Limão
Salsa 
Sal
Batata Palha (200g)
1/2 Cháv. Flocos de Aveia + 1 Cháv. Água

No liquidificador bati a aveia com a água, coei e reservei.

No processador triturei a couve flor até obter uma espécie de arroz.

Num tacho refoguei a cebola, o alho, o louro e o alho francês em azeite.

Adicionei a couve flor e envolvi no refogado. 

Reguei com o vinho e temperei com sal, pimenta preta, pimentão doce e tomilho desidratado.

Fui mexendo frequentemente e acertando tempero, até saber bem. (Não tenham medo de adicionar pimenta ou até mais ervas, nesta fase a couve tem que nos saber bem)

Quando a couve já estava mais molinha, adicionei o sumo de limão.

Adicionei então um pouco mais de meio pacote de batatas e envolvi tudo.

Aos poucos deitei o creme de aveia para ajudar a amolecer e continuei a mexer sem parar.

Quando tudo estava envolvido, desliguei o lume e adicionei o resto das batatas que tinha no pacote com salsa picada e mexi novamente até envolver tudo bem.

terça-feira, novembro 14, 2017

Millet Malandrinho

Uma alternativa ao arroz malandrinho com aquilo que havia no frigorifico. 😂

1 Cháv. Millet
1 Cháv. Lentilhas Verdes (demolhadas)
2 Cenouras em Cubos
1/2 Pimento Vermelho (cortado a gosto)
Cogumelos Brancos fatiados
Acelgas (folhas e caules)
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
3 c.(sopa) Polpa de Tomate
1/2 Copo de Vinho Branco
Azeite
Sal
Temperos a gosto (usei Ervas de Provence, Cominhos, Noz Moscada, Cravinho, Malagueta)
Salsa

Lavei bem o Millet de baixo de água corrente e deixei ficar dentro de água enquanto preparei o resto.

Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Adicionei o pimento vermelho, a polpa de tomate e os temperos e deixei ferver um pouco mas quando começou a querer agarrar ao fundo refresquei com o vinho branco. Deixei ferver alguns minutos para alcool evaporar.

Adicionei então as lentilhas, a cenoura e as acelgas e cobri com água quente.

Deixei ferver até lentilhas começarem a querer amolecer e adicionei os cogumelos e o millet. (Se necessário adiciona-se mais água quente para que tudo fique submerso)

Fui provando para corrigir sal e quando millet estava cozido, apaguei o lume e adicionei salsa picada.

Gosto de deixar tacho tapado alguns minutos para apurar, antes de servir, mas neste caso para aproveitar o caldo, servi quase de imediato.

quinta-feira, novembro 02, 2017

Grão Assado com Batatinhas

Esta receita é para ir aperfeiçoando. 😂 Gostava que ficasse mais sequinho por dentro. O tempo de forno seca bem em volta mas por dentro ainda fica um pouco húmido. Provávelmente devia ter ligado o forno algum tempo em vez de só o grill.

Fica aqui a ideia. Quem quiser aperfeiçoar, depois não esqueça de partilhar comigo. 😀

No entanto este preparado serve perfeitamente para Burguers também. 😉

4 Cháv. de Grão Cozido
1/2 Beterraba Ralada
1 Cenoura Ralada
1 Cebola Média
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
Shoyu
Pimentão Doce, Cravinho, Noz Moscada, Cominhos, Pimenta Caiena
2 c.(sopa) Chia hidratada em 8 c.(sopa) Água
1/2 Cháv. de Aveia triturada 


Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro no azeite.

Adicionei o grão (inteiro) e envolvi no refogado. Adicionei os temperos, o shoyu e um pouco de água (pouca).

Deixei cozinhar alguns minutos, só para grão absorver os temperos.

Adicionei a cenoura ralada, envolvi tudo e desliguei o lume.

Com um esmagador de batata, esmaguei o grão.

Adicionei a chia já hidratada e a aveia. Envolvi tudo bem até ficar tudo bem misturado.

Coloquei numa forma de silicone tipo bolo inglês e levei ao frigorifico uma meia hora para arrefecer e ficar mais firme.


Num tabuleiro de ir ao forno, desenformei o conteúdo da forma e deitei o molho de tomate por cima. 

Levei ao forno só com o grill ligado até secar o molho de tomate e dourar as batatas (pré-cozidas em água e sal, regadas com um fio de azeite e polvilhadas com pimentão doce, pimenta preta e alecrim).

Molho de tomate
Misturei um pouco de polpa de tomate com um pouco de ketchup, umas pedrinhas de sal, pimenta preta e oregãos. Adicionei um pouco de água e deixei ferver 2 minutinhos.

segunda-feira, outubro 30, 2017

Risotto de Portobello e Cenoura

O belo do risotto sai sempre bem 😂 e quando comemos assim que fica pronto, aquela cremosidade que tem é irresistível.

Para duas pessoas que comam muito bem...

Arroz Arbóreo (usei cerca de 125g)
Cogumelos Portobello cortados em pedaços (usei uma embalagem do Lidl com 3 dos grandes)
2 Cenouras médias cortadas em cubinhos
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
4 c.(sopa) Polpa de Tomate
Azeite
1 Folha de Louro
1/2 Malagueta
1 copo Vinho Branco
3 c.(sopa) Shoyu
Ervas de Provence (opcional)
Salsa
4 c.(sopa) Aveia em Flocos + 1 Copo Água (batido no liquidificador e coado)

Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Quando cebola amoleceu adicionei o vinho branco, a polpa de tomate e a malagueta. Deixei ferver um pouco para o alcool reduzir.

Adicionei o shoyu, a cenoura e o arroz. Adicionei água quente aos poucos para que arroz absorvesse o máximo de sabor do refogado.

Quando arroz começou a amolecer, adicionei os cogumelos e as ervas de provence. Deixei ferver em lume baixo até estar cozido.

Provei várias vezes para verificar temperos.


Adicionei aos poucos o creme de aveia e fui mexendo para incorporar.

Por fim adicionei a salsa e desliguei o lume.

Notas: Sempre que encontro, gosto de comprar cenouras com rama 😀 e muitas vezes uso a rama para aromatizar. Aqui usei um pouco dessa rama bem picadinha para aromatizar o refogado, mas isso é claro é totalmente opcional.

Quando sinto demasiada acidez quer do tomate, quer do vinho, adiciono 1 a 2 c.(sopa) de açucar.

Shimeji com Puré de Batata Doce

Ainda a gastar as batatas doces que me deram, hoje foi assim...

Cogumelos Shimeji (150g)
1 Batata Doce Grande
4 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
Pimentão Doce
Shoyu
Pimenta Caiena (ou preta)
Noz Moscada
1 c.(chá) Mostarda Dijon
Salsa
1/2 Cháv. Aveia em Flocos (opcional, podem usar qualquer bebida vegetal que tenham)

Comecei por bater no liquidificador a aveia com 2 cháv. de água. Coei e reservei.

Cozi a batata a vapor. Depois de cozida esmaguei com o esmagador, adicionei 1 c.(sopa) de manteiga vegetal (pode ser azeite) e leite de aveia aos poucos até obter a consistência desejada. Temperei com sal, pimenta preta e noz moscada.

Numa figideira coloquei os alhos picados, o louro e o azeite.

Quando aqueceu bem adicionei os cogumelos, shoyu, um pouco de água e pimenta caiena. Deixei cozinhar uns 5 minutos tendo o cuidado de adicionar água aos poucos para ter sempre algum molho.

Quando cogumelos estavam a gosto, adicionei a mostarda, mexendo para incorporar no molho. Aos poucos adicionei leite de aveia e deixei engrossar.

Por fim, adicionei salsa picada e servi de imediato porque molho tem tendência a colhar (mas se for aquecido fica bom novamente).

sábado, outubro 28, 2017

Batata Doce Recheada

Enquanto como a outra metade que não consegui comer ontem vamos lá ver se consigo explicar como fiz isto...

Os ingredientes que não têm quantidade exacta dependem do tamanho e número de batatas que vão rechear.

Normalmente sobra sempre recheio mas quem é que se importa com isso, não é? 😂

Usei...

1 Batata Doce gigante
Cogumelos Brancos q.b.
1 Cenoura grande (cortada em cubinhos)
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Shoyu
Pimentão Doce
Ervas de Provence (ervas aromáticas a gosto)
Pimenta Preta
Azeite

Para o "queijo" improvisado
1 c.(chá) de polvilho azedo
1 c.(chá) de polvilho doce 
Sal 
Sumo de 1/2 limão

Comecei por lavar bem a batata e por cortá-la ao meio, com muito custo. Polvilhei um pouco de sal e assei-a na Patusca (Cloche) embrulhada em papel aluminio até conseguir espetar uma faca e perceber que estava molinha.

Entretanto, numa frigideira grande refoguei ligeiramente a cebola, o alho e o louro em azeite.

Adicionei a cenoura e um pouco de água.

Temperei com shoyu, pimentão doce, pimenta preta e ervas de provence. Deixei cozinhar um pouco, adicionando água sempre que necessário (não precisa muita, só o suficiente para não queimar).

Quando cenoura estava quase no ponto (não gosto dela muito mole) adicionei os cogumelos. Deixei-os cozinhar por 3, 4 minutos, apaguei o lume e reservei.

Quando a batata estava assada, retirei do forno e com uma colher retirei parte do miolo para formar uma espécie de barco.

Entretanto coloquei esse miolo no processador com um pouco de água até formar um puré mais ralinho. Adicionei 1 c.(chá) de polvilho azedo, 1 c.(chá) de polvilho doce, umas pedrinhas de sal e sumo de meio limão.



Coloquei o recheio na batata e esse puré por cima. Levei novamente ao forno para gratinar.


Notas: Se não quiserem o queijo improvisado podem simplesmente adicionar o puré por cima do recheio, usar queijo vegetal ralado, pão ralado para criar uma crosta sequinha...enfim...não faltam opções.

O acompanhamento é a gosto, eu usei brócolos e couves de bruxelas que tinha cozidos a vapor.

segunda-feira, outubro 16, 2017

Douradinhos de Espinafres

Não dá assim tanto trabalho quanto a maioria pensa e garanto...supera os do Capitão Iglo. 

A única dificuldade que vejo é mesmo ser rigorosa com as quantidades dos ingredientes porque não sou de pesar nada. Mas vamos lá...mais coisa menos coisa...usei...

2 Batatas Doces (grandinhas)
Folhas de Espinafres (1 Punhado generoso, elas mirram muito como sabem)
1 Cebola média
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
Pimenta Preta
Pimentão Doce
3 c.(sopa) Shoyu (molho de soja)
Sal (só se necessário, depende do shoyu usado)

1/2 Cháv. Farinha de Trigo
1/2 Cháv. Farelo de Aveia
1 Cháv Água com 2 c.(sopa) Amido de Milho diluídas
Pão Ralado q.b.

Comecei por cozer as batatas a vapor.

Numa frigideira grande refoguei ligeiramente a cebola, o alho e o louro em azeite.

Adicionei uma pitada de pimenta preta, pimentão doce, o shoyu, 1/2 copo de água e juntei os espinafres. Deixei cozinharem até evaporar a água.

Esmaguei as batatas com um esmagador.


Triturei no processador as folhas de espinafres com a cebola e o alho até obter uma espécie de esparregado e juntei ao puré de batata.

Adicionei a farinha e o farelo e misturei bem. (Se estiver mole demais para conseguir moldar os douradinhos, é só adicionar um pouco mais de farelo).


Provei para corrigir temperos... e moldei bolinhas que achatei entre as mãos.

Passei pela mistura de água e amido e depois por pão ralado. Na 2ª passagem molhei apenas com os dedos a 1ª camada de pão ralado e passei novamente por pão ralado.

Podem ser fritos ou assados no forno (borrifados com azeite).


Os redondinhos assei e os charutinhos fritei.

Rende mais de 20 bolinhas.

quarta-feira, outubro 11, 2017

Empadão de Lentilhas, Feijão Verde e Cenoura

Aproveitando umas belas batatas doces que me deram resolvi fazer empadão. E como foi decidido à última da hora recorri às lentilhas vermelhas para o recheio já que não precisam ser demolhadas, apenas bem lavadas.

Usei...

3 Batatas Doces (grandes)
2 Cenouras (grandes) cortadas em cubinhos 
Feijão Verde (quantidade a gosto)
1 Cháv. de Lentilhas Vermelhas
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro 
1/2 Malagueta
3 c.(sopa) Polpa de Tomate
Pimento Vermelho (a gosto, mas é opcional)
1/2 Copo Vinho Branco (opcional)
Sal, Cominhos, Cravinho, Noz Moscada, Ervas de Provence (temperos a gosto) 

1/2 Cháv. Aveia em Flocos + 1 Cháv. Água (ou outro "leite" a gosto)
1 c. (sopa) Manteiga Vegetal 
Pimenta Preta

Shoyu (opcional, podem usar azeite ou uma mistura de água+curcuma)
Sementes de Sésamo

Comecei por colocar as lentilhas dentro de uma peneira e dentro de água. Deixei ficar assim.

Cozi as batatas em água e sal.

Num tacho refoguei a cebola, o alho, o pimento, a malagueta e o louro em azeite.

Adicionei o vinho branco e uma pitada de cada tempero (Sal, Cominhos, Cravinho, Noz Moscada, Ervas de Provence). Mexi por mais 2 minutos.

Adicionei a polpa de tomate, o feijão verde e a cenoura. Cobri com água e deixei ferver.

Entretanto lavei bem as lentilhas debaixo de água corrente.

Quando cenoura e feijão estavam cozidos, adicionei as lentilhas e deixei-as cozer (é rápido), tendo o cuidado de mexer frequentemente.

(A ideia era ficar sem molho por isso deixei-as absorverem a água existente, sem deixar queimar, é claro. Se estivesse demasiado seco para cozerem adicionava água aos poucos)

Cozidas as lentilhas, provei para corrigir temperos, apaguei lume e reservei.

O Puré...

Bati a aveia com a água no liquidificador e coei.

Esmaguei as batatas, adicionando aos poucos o "leite" de aveia feito e 1c.(sopa) de manteiga vegetal. Temperei com pimenta preta, noz moscada e sal (se necessário). Fui adicionando "leite" até obter uma consistência uniforme e cremosa.

A Montagem...

Num pirex coloquei uma camada de puré, o recheio e cobri com outra camada de puré. 

Salpiquei um pouco de shoyu por cima da batata, que espalhei com as costas de uma colher. Com os dentes de um garfo fiz uns riscos para decorar e por cima polvilhei sementes de sésamo.

Levei ao forno para corar e criar uma crosta tostadinha por cima.


segunda-feira, outubro 09, 2017

Couve à Brás

Não tinha alho francês, não tinha courgete mas apetecia-me mesmo um à brás 😂.

E como está calor para fazer caldo verde, olhei para o pacote da couve e pensei...és mesmo tu que vais servir.

E assim foi...

Para duas pessoas que comam bem...

1 Pacote de Couve para Caldo Verde
1 Pacote de Batata Palha (300g)
1 Cebola picada (usei a roxa)
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
1/2 Cháv. de Aveia em flocos
Pimenta Preta
Noz Moscada, Cominhos, Ervas de Provence (temperos opcionais e a gosto)
Salsa
Sal (apenas se necessário)

Comecei por bater no liquidificador 1/2 Cháv. de Aveia com 1 Cháv. de Água. Coei e reservei.

Refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Adicionei a couve bem lavada e os temperos (à excepção da salsa).

Mexi para não deixar queimar (se começar a pegar deitar água em pequenas quantidades).

Deixei a couve cozinhar uns 5 minutos.

Adicionei metade do pacote de batatas e envolvi na couve.

Adicionei também um pouco do creme de aveia para ajudar a amolecer (a quantidade que vão usar depende do quanto gostam que fique mais ou menos cremoso).

Provei para corrigir a pimenta e adicionei o resto do pacote de batatas e a salsa picada, envolvendo tudo muito bem.

Prontinho! Quase nem dá para perceber que estamos a comer couve. 😂

sexta-feira, setembro 22, 2017

Falso Caril

Fica aqui a ideia para o caso de vos acontecer o mesmo que a mim, quando forem fazer caril e não tiverem o dito em casa. 😂

Nada de atrapalhações... usem curcuma. Garanto que fica bom à mesma.

Para 2 pessoas...

1 Lata de Leite de Coco + 1 c.(café) Curcuma diluída
1 Frasco de Grão cozido
Folhas de Grelos (a gosto)
Abóbora em cubos (a gosto)
1 Cebola pequena picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Sal, Pimenta Preta, Noz Moscada, Cominhos e Cravinho em pó
Azeite

Num tacho refoguei no azeite, a cebola, o alho, o louro e uma pitada de cada tempero.

Adicionei os grelos e um copo de água. Deixei murcharem e adicionei mais água para os deixar submersos (se necessário)

Deixei cozer até amolecerem (a gosto).

Adicionei o leite de coco com a curcuma, o grão e a abóbora.

Envolvi tudo bem, provei para corrigir temperos, deixei ferver 3 ou 4 minutos e apaguei o lume.

Para acompanhar fiz um arroz branco simples.

segunda-feira, agosto 21, 2017

Courgette à Brás

Sempre que há um pacote de batata palha aberto, e temos que o aproveitar, a solução passa por fazer algo à brás. E como hoje não tinha alho francês, nem me apetecia tofu, foi a amiga courgette que me saltou à vista no frigorifico.

Fiz uma quantidade que dava bem para 2 pessoas que comam bem, e usei.

1 Pacote de Batata Palha (que já não estava cheio)
1 Courgette grande ralada
1 Cebola média picada
2 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
Pimenta Preta
Pimentão Doce
1/2 c.(café) Curcuma
1/2 Cháv. Aveia em Flocos
Salsa Fresca
Azeitonas


Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Adicionei a courgette ralada e temperei com pimenta preta, pimentão doce e sal (pouco, atenção ao sal das batatas). 

Deixei cozinhar em lume baixo até courgette perder toda a água que liberta.

Entretanto, no liquidificador bati a 1/2 Cháv. de Aveia com 1 Cháv. de Água.
Coei e adicionei 1/2 c.(café) Curcuma e pimenta preta. (Daqui resulta a bebida de aveia caseira que aquecida vai engrossar substituindo na perfeição as natas de soja)

Voltando ao tacho, adicionei metade das batatas palha e envolvi bem na courgette. 

Adicionei um pouco do creme de aveia e envolvi bem, deixando cozinhar 2 ou 3m. Provei para corrigir temperos.

Por fim adicionei o resto das batatas palha e a salsa picada e mexi só até amolecerem um pouco. 

Servi com azeitonas e salada de alface, cenoura e picles de pepino.


Notas: Se não quiserem usar creme de aveia podem usar o de soja ou outro vegetal. No entanto se quiserem fazer uma versão mais light nem precisam adicionar cremes porque a humidade libertada pela courgette chega para amolecer as batatas.

quarta-feira, agosto 16, 2017

Croquetes de Lentilhas

Já os dei a muita gente e nunca ninguém disse que não gostava.😂 
Muito simples. 

Usei...

1/2 Pacote de Lentilhas Verdes (200g) (que deixei na água durante a noite. Rendeu cerca de 2 a 3 cháv., elas incham bastante)
1 Cenoura grande ralada
1 Cebola média picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
Sal
1 c.(sopa) Pasta de Pimentão Vermelho
Ervas de Provence
Piri Piri (ou pimenta preta)
Salsa fresca
Farinha de Trigo q.b.
2 c.(sopa) Linhaça moída (hidratada em 6 a 8 c.(sopa) de água)
1 Cháv. de Água + 2 c.(sopa) Amido de Milho
Pão Ralado q.b.

Numa frigideira bem grande, refoguei a cebola, o alho, o louro e a pasta de pimentão num fio de azeite.

Adicionei as lentilhas (bem lavadas) e cobri com água.

Temperei com sal, ervas de provence e piri piri. Deixei cozer.

Quando estavam quase cozidas adicionei a cenoura e a salsa picada. Provei para corrigir temperos e deixei cozinhar até ficar sem molho. Apaguei o lume e deixei arrefecer um pouco.

Retirei o louro, deitei tudo no processador e triturei grosseiramente (sem virar papa).

Deitei numa tigela e adicionei a linhaça hidratada. Envolvi tudo.

Adicionei então, um pouco de farinha de trigo. (Cerca de 1/2 cháv., talvez, depende da humidade que o preparado tenha. A ideia é conseguir dar o ponto para moldar os croquetes sem que estes se desfaçam nas mãos ou peguem demasiado.)

Preparei então um recipiente com pão ralado e outro com a mistura de água e amido.

Moldei os croquetes com as mãos, passei pela água com amido e depois pelo pão ralado. Com os dedos molhados da água, molhei o croquete e passei de novo no pão ralado.

Fritei em óleo de girassol.

Notas: Podem com o mesmo preparado modelar bolinhas ou até burgers.

Podem assar no forno, embora os croquetes tenham tendência a achatar um pouco.

Em vez de muita farinha podem adicionar um pouco de farelo de aveia ou até de pão ralado.

Esta não é a minha marca preferida mas é a que tenho encontrado ultimamente...

sábado, agosto 05, 2017

Legumes e Cogumelos com Molho Agridoce

Uma chinezisse muito saborosa que devia ter comido com pauzinhos mas sou um desastre. Bom para aproveitar sobra de legumes cozidos.

Não vou indicar quantidades porque é dificil, depende muito do tamanho dos legumes e da quantidade que se pretende fazer.

O molho que fiz dava bem para envolver legumes para duas pessoas que comam bem. Com arroz para acompanhar se calhar dava até para mais.

Usei...

Couve Flor
Feijão Verde
Courgete
Cenoura
Cogumelos Paris (brancos)
Rebentos de Bambu (em frasco, do Aldi)
3 Dentes de Alho
1 fio de Azeite
Shoyu
Sementes de Sésamo

Os que demoram mais a cozer... couve flor, feijão verde e cenoura... é bom ferve-los em água (ou a vapor) por 3,4 minutos (só para ficarem al dente).
Adicionei só umas pedrinhas de sal para legumes não ficarem muito insossos.

O Molho Agridoce...

1 Cháv. Água
4 c.(sopa) Açucar Amarelo
4 c.(sopa) Shoyu
4 c.(sopa) Ketchup
8 c.(sopa) Vinagre
3 c.(sopa) Amido de Milho diluído em 1/2 Cháv. Água

Aqueci a água.

Adicionei o açucar, o shoyu e o ketchup. Mexi para incorporar todos e derreter o açucar.

Adicionei o vinagre, mexi de novo.

E por fim, adicionei o amido diluído na água. Mexi até engrossar, desliguei o lume e reservei.

Entretanto aqueci numa frigideira grande, um fio de azeite, os dentes de alho e um pouco de shoyu (cerca de 2 c.sopa). 

Adicionei a courgete e os rebentos de bambu e pequenas quantidades de água de cada vez (só para não deixar queimar). 

Quando courgete começou a amolecer, adicionei os restantes legumes e os cogumelos. Mexi mais uns minutos e quando todos cozinhados apaguei lume.

Envolvi o molho e polvilhei sementes de sésamo.

Comi bem, e ainda fiquei com uma sobra para amanhã comer com um arrozinho.


No dia seguinte...


terça-feira, agosto 01, 2017

Feijão Branco com Chouriço

Simples mas cheio de sabor e ainda...fácil de fazer. O que podemos pedir mais?

Usei... (para 2 pessoas que comam muito bem)

1 Frasco de Feijão Branco
1 Chouriço Vegetal Veg in picante
1 Tomate Gigante (equivalente a 2 médios, ou 1/2 pacote de polpa de tomate)
1 Cebola Média picada
3 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
1/2 Malagueta
Pimentão Doce
Salsa Fresca
Manjericão Desidratado (ou Oregãos)
Sal

Comecei por refogar ligeiramente a cebola, o alho e o louro no azeite.

Adicionei o tomate partido em pedaços pequenos (deixo a pele), o manjericão, o pimentão doce, a malagueta e sal. Deixei refogar até tomate desfazer.

Adicionei o chouriço cortado em rodelas e o feijão branco lavado, e água suficiente apenas para cobrir. Deixei ferver uns 4, 5 minutos para molho reduzir e engrossar.

Provei para acertar os temperos. 

No fim adicionei salsa picada, desliguei o lume e deixei alguns minutos tacho tapado para apurar.

Acompanhei com um arrozinho simples, feito em alho em pó, azeite, louro, temperado com sal, pimenta preta e salsa desidratada.

Notas: Quando provo e sinto muito a acidez do tomate costumo adicionar 1/2 c. (chá) de bicarbonato.
Quando tomate fresco é pouco para fazer um molhinho concentrado, uso também polpa de tomate.