sábado, outubro 15, 2016

Feijoada de Legumes e Cogumelos

Quando comecei a tirar as coisas do frigorifico entusiasmei-me e acho que usei coisas a mais. 

No fim o tacho ficou cheio mas eu fiquei  deliciada com tantos sabores e texturas. 

Isto é apenas a prova de que podemos usar aquilo que quisermos e mais gostarmos. Se for feito com amor, não tem como dar errado.

E agora só espero não me esquecer de nada...

1 Cebola pequena picada
2 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
Pimento Vermelho em pedaços (a gosto)
1/2 Malagueta (ou pimenta preta)
5 c.(sopa) de Polpa de Tomate (uso sem corantes nem conservantes)

2 Cenouras pequenas em rodelas
1 Courgete pequena em cubos
1 Beringela pequena em cubos
4 Cogumelos Brancos Frescos + 400g (1 pacote) de Congelados Congelados (hoje era o que tinha, normalmente uso só frescos e gosto mais dos castanhos)
1 Chouriço Vegan (usei da Veg in)
Feijão Branco Cozido (a gosto, usei umas 6 a 8 conchas)

Refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Assim que aqueceu bem adicionei o pimento vermelho, mexi uns 2 minutinhos.

Adicionei então a polpa de tomate, mexi mais um pouco.

De seguida a cenoura, a courgete e a beringela e água quente até cobrir tudo. 

Temperei com sal e deitei a 1/2 malagueta e deixei ferver até estarem todos cozidos. (A beringela e a courgete ficam bem molinhas mas neste caso gosto assim)

Adicionei os cogumelos e o chouriço e deixei ferver até cogumelos murcharem um pouco. (Quando necessário adiciono mais água quente para que fique com molho)

De seguida deitei o feijão e deixei ferver mais uns 5 minutos. (Depende se feijão tá muito cozido ou não, o meu hoje estava mais rijinho, em ponto para salada)

Para que molho ficasse mais cremoso deitei um pouco de feijão esmigalhado com um garfo. (Quando a água da cozedura do feijão está cremosa, uso essa água para o mesmo efeito)

Provei para verificar temperos, apaguei e deixei tacho tapado alguns minutos antes de servir.

Servi com arroz basmati de nabiças, que já tinha feito ontem.

E fiquei com uma tachada que dava bem para 4 pessoas.

ATENÇÃO ao sal que usam logo de início porque tanto os cogumelos como o chouriço intensificam o salgado da comida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço