sexta-feira, janeiro 13, 2017

Sopa da Pedra

O mais engraçado nesta minha jornada de mudança alimentar é que eu não cozinhava nada destas coisas no modo tradicional e agora aventuro-me sem medos, quase instintivamente, sem precisar seguir receitas sequer.

1/2 Couve Lombarda partida em juliana
500g de Feijão Encarnado
1 Cháv. de Nacos de Soja (preparados de véspera)
1 Chouriço Vegan
1 Morcela Vegan

Batatas q.b.
2 Cenouras Fatiadas
1 Cebola Picada
3 Dentes de Alho Picados
5 Folhas de Louro
4 Rodelas de Gengibre
Azeite
1 Malagueta
Ervas de Provence (opcional)
1/2 Cháv. Polpa de Tomate (usei com pedaços)
Salsa (ou Coentros)

1 Pedra bem lavada

Comecei a preparação no dia anterior...

Coloquei o feijão de molho e preparei a soja da seguinte forma:

Fervi água com 2 pedaços de gengibre e duas folhas de louro. Adicionei a soja, deixei ferver uns 3, 4 minutos, apaguei o lume e deixei-a de molho mais uns 10m. Passado esse tempo, apertei-a bem para retirar o máximo daquela água, deitei num recipiente (deixei o louro e os pedaços de gengibre), reguei-a com molho de soja (shoyu), salpiquei um pouco de sal e alho em pó e guardei no frigorifico.

Hoje... cozi o feijão com bastante água (uns bons 4, 5 dedos a cima, porque queria tê-la para usar na sopa), adicionei sal, 2 folhas de louro e 2 pedaços de gengibre. Cozi bem para ficar cremoso mas não em papa, claro (o tempo a cozer na panela de pressão, depende da qualidade do feijão).

Numa panela alta, refoguei a cebola, o alho, o louro, a malagueta e as ervas de provence no azeite.

Quando a cebola amoleceu deitei a polpa de tomate e deixei refogar mais um pouco (o tomate largou alguma água mas quando está muito seco adiciono um pouco de água para não queimar).

Adicionei de seguida a couve lombarda e os nacos de soja, um pouco mais de água quente e tapei tacho para couve murchar um pouco. Adicionei um pouco de sal também (pouco, é preferível provar depois porque água de cozer feijão já tem sal também).

Quando couve tinha reduzido bastante o volume adicionei a batata e a cenoura e mais água quente, só até cobrir tudo. Deixei ferver mais uns minutos. 

Fui adicionando aos poucos conchas da água de cozer o feijão.

Entretanto no liquidificador (ou com a varinha mágica) bati 1 Cháv. de Feijão com 1 Cháv. e 1/2 de Água e fui adicionando esse creme também na panela.

Quando batata estava um pouco mais mole (mas não totalmente cozida) adicionei o chouriço e a morcela. Deixei ferver até batata estar completamente cozida.
Adicionei por fim o feijão cozido, deixei ferver mais 2 ou 3m e apaguei o lume. Deixei ficar a apurar com tacho tapado.

Sopa tem que ter bastante liquido, é importante garantir isso, adicionando a quantidade desejada de água mas também tendo o cuidado de deixar tudo bem cremoso, por isso nada de exageros.

Ao servir, adicionei salsa e claro, a famosa pedra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço