sábado, janeiro 27, 2018

Lasanha de Soja e Couve Galega

Digam o mal que disserem da soja eu sinceramente sinto-me bem quando a como, principalmente, em certas alturas do mês. Coisas de mulher. 😁 Por isso concordo com aquela história de devermos ouvir o nosso corpo, eu acredito nisso, se estivermos atentos ele dá-nos, sem dúvida, sinais em relação ao que nos faz bem ou mal.

Para um pirex bem grande, que dava 4 porções bem servidas, usei...

250g soja fina texturizada (+1 Folha Louro e 2 Pedaços Gengibre)
1 Pacote Couve Galega (aquela cortada para caldo verde)
Placas de Massa para Lasanha (sem ovo, claro)
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
3 Tomates Frescos pequenos
1/2 Cháv. Polpa de Tomate
1/2 Copo Vinho Branco (opcional)
Pimentão Doce
Ervas de Provence
Cravinho, Cominhos e Noz Moscada (opcional)
Piri Piri Seco (opcional)
Sal
Azeite
Sementes de Sésamo

PREPARAR A SOJA...

Fervi água com 1 folha de louro e 2 pedaços de gengibre. Adicionei a soja e deixei ferver mais 2 ou 3 minutos. Desliguei lume e deixei-a ficar de molho mais 2 ou 3 minutos. Retirei para um passador e lavei bem debaixo de água corrente, apertando bem com uma colher para retirar a água da fervura. Reservei. (Pode ser congelada assim em porções prontas a usar)

O RECHEIO...

Refoguei a cebola, o alho, o louro e as ervas de provence em azeite.

Quando a cebola absorveu o azeite, adicionei o vinho e deixei refogar mais um pouco.

Adicionei o tomate fresco cortado em pedaços pequenos e a polpa de tomate. Deixei reduzir um pouco. (Mas se começar a secar muito é bom adicionar um pouco de água)

Temperei com uma pitada de pimentão doce, cominhos, cravinho, noz moscada, piri piri e sal (pouco, atenção que ervas de provence quase que substituem o sal).

Adicionei a soja, a couve e água suficiente para que ficassem submersas. Deixei cozinhar. (No fim queremos ter algum molho, não deve ficar completamente seco)

Provei para corrigir temperos e quando tudo me soube bem, e cozinhado, desliguei o lume.

O BÉCHAMEL...

4 c.(sopa) Farinha Trigo
4 a 5 c.(sopa) Azeite
Sal
Noz Moscada
Pimenta Preta
Sumo Limão
Bebida Vegetal (usei soja)

Num tacho, e com um batedor de varas, misturei a farinha com o azeite até formar um creme. Em lume médio, deixei aquecer e deitei cerca de 1/2 Cháv. de bebida vegetal duma vez. Misturei para dissolver tudo bem e quando voltou a engrossar, fui adicionando mais bebida aos poucos, sem parar de mexer, até obter a consistência e quantidade que me pareceu suficiente. 
Temperei com sal, noz moscada, pimenta preta e sumo de limão.

A MONTAGEM NO PIREX

Coloquei uma primeira camada de soja com molho no fundo.

Tapei com placas de massa. Barrei-as com um pouco de béchamel.

Em cima mais uma camada de soja, outra de placas de massa e por fim cobri tudo com o béchamel. (É importante a massa ficar bem coberta, caso contrário vai ficar seca e dura)

Polvilhei com sementes de sésamo e levei ao forno a 180º até cozer a massa. (Uso um palito como nos bolos para me certificar que massa está mole e cozida)

Por fim liguei o grill para corar por cima.

Notas: O Béchamel não precisa ser demasiado espesso mas também não pode ficar muito liquido. Digamos que fica cremoso. Não é a primeira vez que faço béchamel com azeite, embora ache que com manteiga fica mais volumoso mas... chegou perfeitamente. 

Não retiro sequer a pele dos tomates. Não me incomoda porque vai ficar muito molinha depois de cozinhada, nem se nota. Mas se não é o vosso caso, tirem ou usem tomate pelado de conserva. Nesse caso não precisam de polpa de tomate porque essas conservas já são 2 em 1.

Não tinha salsa mas... se tivesse, teria adicionado um pouco no recheio, porque não?

Queria ter tirado foto ao pirex quando saíu do forno mas fome era tanta que esqueci. Pronto! Confessso...o copo do tinto Porta da Ravessa que bebi enquanto esperava também não ajudou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço