domingo, janeiro 21, 2018

Coroa Salgada

Podia chamar-lhe tanta coisa... Bolo Rei Salgado, Folar Vegano, Bôla Vegana enfim... o nome é o que menos importa.

As alternativas são infinitas nos recheios, serve para piqueniques, embora ainda não esteja no tempo deles, para festas, para petiscos,etc. Gostei!

Mas vamos ao que interessa... usei...

Massa
3 Cháv. Farinha Trigo (sem fermento)
1 Pacote Fermento Seco para Pão (7g) (Aldi)
1/2 c.(café) Curcuma
Pimenta Preta, Oregãos, Raspa Limão (opcional), Salsa Desidratada, Piri Piri moído (opcional), Sal
5 c.(sopa) Azeite
Água Morna q.b. (cerca de 1/2 Cháv. se tanto)

Recheio
1/2 Pacote Tomate Seco (quantidade a gosto) cortado em pedaços
1 Morcela Vegin cortada em cubinhos
1/2 Frasco Azeitonas Verdes recheadas com pimento (sem caroço), fatiadas

Para pincelar e Polvilhar
Shoyu + Agave
Sementes de Sésamo

Num copo alto, coloquei um pouco de água morna (- de metade do copo) e dissolvi o fermento + 1 c.(chá) açucar amarelo (o açucar elimina o sabor forte do fermento). Tapei com um pano e reservei (vai começar a fermentar).
Numa tigela misturei a farinha e os temperos.

Abri uma cavidade no meio onde deitei o azeite e a água com o fermento. Misturei deitando aos poucos água morna, até conseguir unir tudo numa massa fofa mas que não agarrava demasiado nas mãos.

Numa superficie enfarinhada, amassei um pouco. 
Aqueci o forno no minimo por 2, 3 minutos, desliguei e guardei a taça tapada com um pano lá dentro para levedar, cerca de 30m ou até duplicar o tamanho. 
Depois, à massa adicionei o recheio, amassando um pouco para incorporar todos os pedaços.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha, coloquei a bola de massa, abri um buraco no meio, onde coloquei um frasco enfarinhado, tapei e levei novamente para dentro do forno (desligado) mas previamente aquecido no minimo. Deixei lá ficar até crescer novamente para um tamanho que considerei suficiente.

Tirei então o frasco e o pano, decorei e pincelei com uma mistura de shoyu e agave. Liguei forno no minimo, deixei assim 10m e depois aumentei para 180º até cozer. Para corar melhor por cima, quando já estava cozido acendi o grill (ficando atenta porque queima muito rápido).
Notas: Para pincelar podem usar bebida de soja, uma mistura de água+curcuma e umas gotas de shoyu, azeite+shoyu...enfim...o que preferirem.

Ainda não testei mas em vez de levedar a massa duas vezes, estou convencida que se pode adicionar o recheio logo ao amassar e depois deixar levedar só uma vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço