quarta-feira, junho 17, 2015

Bolinhos de Arroz e Lentilhas

Apetecia-me mesmo uma big salada fresquinha, engraçado como o organismo começa a pedir estas coisas.

Bom...não tinha nada para acompanhar, abri o frigorifico...olhei para um resto de arroz de alho e salsa desidratada e pensei... vou fazer a proteína com isto... E foi assim...

SALADA
Rúcula Selvagem
Tomate
Alface
Sementes de Girassol
Ananás

BOLINHOS DE ARROZ
1 cháv. arroz (de sobra)
1/2 cháv. lentilhas vermelhas
1/2 cebola
1 dente alho
1 c. (sopa) chia
2 ou 3 c. (sopa) farelo de aveia
sal, pimenta, pimentão doce, salsa desidratada

Comecei por colocar numa taçinha 1 c.(sopa) chia e cobri com umas 5x mais de àgua...

Piquei meia cebola roxa e mais um dentinho de alho e refoguei um pouco na frigideira com um fio de azeite. De seguida deitei 1/2 cháv. de lentilhas vermelhas e cobri com àgua. Temperei com sal, pimenta, pimentão vermelho e deixei cozerem.
Quando cozidas e sem àgua apaguei lume.

Entretanto triturei na picadora metade do arroz e metade das lentilhas e deitei numa taça. Juntei o resto do arroz e das lentilhas e misturei tudo bem.
Adicionei a chia hidratada e mais um pouco de salsa desidratada e por fim umas 3, 4 c.(sopa) de farelo de aveia.(isto já sabem depende da consistência que precisamos).

Por fim moldei os bolinhos, passei por farinha e fritei.




TESTES: Comecei por fritar na frigideira com pouco azeite mas demoravam muito a fritar e pareciam absorver a gordura toda...então optei por os fritar mergulhados em oleo e apenas estavam 2, 3m e tinha que os tirar logo. No entanto os feitos na frigideira ficaram com uma crosta mais crocante, e para a próxima garanto vou assar...e vão ficar melhores ainda.