segunda-feira, janeiro 23, 2017

Pizza sem Glúten

O que posso dizer sobre isto?!

Bom... foi feito assim em forma de teste, um bocado à pressa, com tempo limitado e por isso podia ter ficado bem melhor mas... vou deixar a ideia...

Os amantes da polenta gostam com certeza. Se usarem no topo aquilo que gostam, é impossível falhar.

Falemos da massa da base... usei...

2 Cháv. de Farinha de Milho (Fubá)
1 Cháv. e 1/2 Água
3 c.(sopa) Azeite
1 c.(chá) Sal
Pimenta Preta
Ervas Aromáticas (usei Provence mas Manjericão, Salsa, Tomilho,etc serve)

Coloquei a água a ferver com o azeite, o sal, a pimenta preta e as ervas de provence.

Quando ferveu, deitei a farinha e mexi rápido e sem parar até se despegar do tacho.

Deixei arrefecer um pouco e amassei para unir bem.

Se a massa estiver muito seca, adicionamos mais água, se muito pegajosa mais farinha. O ponto é quando está uniforme, moldável, sem se pegar muito às mãos.

Para estender não é uma massa fácil, requer paciência. Parte-se com facilidade por isso acabei por forrar uma forma com papel vegetal e com as mãos forrei o fundo com a massa, acalcando com as mãos. (Quanto mais fininha ficar melhor).
Levei ao forno (Patusca) para assar, com a resistência de baixo ligada por uns 15m e depois mudei para a resistência de cima. Quanto mais a massa dourar mais estaladiça fica.

Quando massa já estava sequinha...coloquei molho de tomate por cima... que fiz batendo no processador 1 tomate médio sem as sementes (ou fica liquido demais), 1 dente de alho pequeno, pimenta preta, sal e oregãos. 

E por cima do molho de tomate... rodelas de tomate e de cebola, abacate e pedaços de um queijo que fiz seguindo a receita aqui da amiga Mafalda Gonçalves do blog Sabor, Alma e Cor...
Deixei a pizza no forno até dourar para que cebola cozinhasse e no fim ainda coloquei azeitonas.

Confesso que não sou fã do abacate assim, ficou um tanto amargo, não sei se por ser aquecido (banana ou ananás tinha resultado melhor).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço