quinta-feira, julho 05, 2018

Beringela Recheada com Shitake e Pimento


Com uma saladinha dá para 2 pessoas... se a beringela for bem grande claro. 😁

1 Beringela grande Cogumelos Shitake 1/2 Pimento Vermelho 3 Dentes de Alho 1 Folha Louro 1 Cebola pequena Shoyu, Pimentão Doce, Pimenta Preta, Salsa Desidratada (ou fresca) Azeite 2 Batatas Polvilho Doce e Polvilho Azedo (opcional) Cortei a beringela ao meio no sentido do comprimento. Retirei o máximo do interior possível, sem deixar paredes muito fininhas, e de forma a formar um barquinho. Coloquei tudo dentro de água com um pouco de vinagre. (Assim não escurece e retira o amargo da beringela, sal também serve.) Numa frigideira grande refoguei ligeiramente a cebola, o alho e o louro em azeite. Adicionei o pimento cortado em pedaçinhos e deixei refogar mais um pouco. Temperei com 3 ou 4c.(sopa) shoyu, pimentão doce, e pimenta preta. Adicionei o interior da beringela e os cogumelos cortados em pedaçinhos e envolvi tudo bem. Fui mexendo até beringela estar cozinhada a gosto. Provei para acertar sal e pimenta.
Adicionei salsa desidratada (porque não tinha fresca).
A COBERTURA Cozi as batatas. Deitei-as no processador com um pouco de água do cozimento, um fio de azeite, 1 dente de alho, pimenta preta e 1 c.(chá) dos polvilhos.

Triturei e fui provando, até obter um puré de batata saboroso. Adicionei salsa também. Num pirex, dispus os barquinhos de beringela, deitei o recheio dentro e cobri com o puré. Levei à Patusca para dourar com resistência de cima ligada. Notas: No puré costumo usar (quando tenho) a levedura nutricional que dá aquele azedinho do queijo ao gratinar. Os polvilhos também dão mas... convém não abusar, principalmente do azedo pois pode amargar demais. Dependendo do tamanho das batatas usadas, o que posso aconselhar é que adicionem aos poucos e vão provando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço