domingo, abril 07, 2019

Bôla de Enchidos Veganos

Para o petisco da tarde 😋😊

3 Cháv. de Farinha de Trigo
1 Quadrado de Fermento Fresco
1 c.(sopa) Açucar
1 Cháv. Bebida de Soja (sem açucar)
1 Pitada de Sal
1 Pitada de Curcuma
Salsa Desidratada (ou outra erva aromática seca tipo manjericão, provence,etc...é opcional)
1/2 Cháv. Óleo de Girassol (mal medida)
1 Chouriço Vegano com picante (cortado em pedaçinhos)
1 Morcela Vegana (cortada em pedaçinhos)
2 Dentes de Alho
1 Fio de Azeite
2 c.(sopa) Shoyu
Sementes de Sésamo (opcional)

Num copo bem alto desfiz o fermento no leite morno com a colher de açucar (que ajuda a activar o fermento). Tapei com um pano e deixei descansar por 10 a 15m (vai formar uma espuma e aumentar o volume).

Numa tigela misturei a farinha e os temperos. Deitei o óleo e o leite com o fermento e misturei bem até conseguir amassar um pouco e formar uma bola de massa. Tapei novamente com um pano e guardei dentro do forno desligado mas que tinha aquecido no minimo previamente por 3 a 4 minutos. A massa vai levedar um pouco. Pelo menos 30m a 1h deve descansar.

Numa frigideira antiaderente coloquei os dentes de alho picadinhos num fio de azeite. Assim que aqueceu, deitei os pedaçinhos dos enchidos com o shoyu e fritei um pouco. 

Na massa envolvi delicadamente os pedaçinhos dos enchidos. Forrei uma forma sem buraco com papel vegetal e coloquei a massa lá dentro. Polvilhei sementes de sésamo por cima. Tapei com um pano e voltei a guardar no forno levemente aquecido mas desligado, por mais uma hora, para a massa voltar a crescer um pouco.

Liguei depois forno no minimo por 5 a 10m e aumentei para os 180º até estar cozido. Coze rápido. Não deve demorar mais de 20 a 25m. Convém fazer teste do palito, quando massa por cima já parecer seca.

Nota: O fermento que usei encontram fácil nos hipermercados. Normalmente está junto junto às massas folhada, quebrada,etc ou às manteigas.
A massa parece estar massuda mas não, tem é talvez enchidos a mais. 😂😜 Penso que usando metade de cada chouriço também ficaria bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço