sábado, abril 20, 2019

Folar de Camadas

Conheço o Folar de Olhão que leva mel e é quanto a mim um bocadinho enjoativo. Mas ontem vi na Tv uma Sra de outra zona do país fazer outra versão, também em camadas e não resisti em fazer um, à minha maneira e sem crueldade... pois claro. Não sei se devia ter colocado mais açucar e canela, se não. Tive receio de exagerar mas depois do abrir amanhã logo digo mais alguma coisa.

Então foi assim...usei...

3 Cháv. de Farinha de Trigo
2 Pacotes de Açucar Baunilhado (opcional)
1 c.(café) Erva Doce
Raspa de Limão (1 c. café mais coisa menos coisa)

25g Fermento Fresco para Pão
1 Cháv. (mal cheia) de Bebida de Soja

4 c.(sopa) Creme de Barrar Vegetal derretido + Óleo de Girassol até completar um pouco menos de metade da Cháv.(1/3)

1 Cháv. Açucar (usei metade branco e metade amarelo mas podem usar qualquer um) 
2 c.(chá) Canela em Pó (quantidade a gosto)

Na bebida de soja morna desfiz o fermento com 1 pacote de açucar baunilhado. coloquei num copo bem alto, tapei com um pano e reservei. (Coloquem num copo medidor ou algo assim porque vai activar o fermento e começa a levedar. Num copo ou caneca baixos vai sair tudo para fora). 

Numa tigela misturei a farinha, 1 pacote de açucar baunilhado, a erva doce e a raspa do limão.

Abri uma cova e deitei o creme de barrar derretido com o óleo e a mistura com o fermento. Mexi até poder amassar um pouco. (Se estiver muito pegajoso é só adicionar um pouco mais de farinha e se muito seco e duro um pouco mais de bebida de soja. No fim devemos ficar com uma bola de massa macia mas que já não cola nas mãos.)

Coloquei a massa de novo na tigela, cobri com um pano e guardei dentro do forno desligado mas que tinha pré-aquecido antes no minimo por 3 ou 4 minutos. (Isto vai ajudar a levedar a massa muito mais rápido)

Deixei levedar por quase uma hora. Até ela crescer bastante.

Retirei do forno, amassei delicadamente, formei um rolo que dividi em 4 partes.

Untei uma forma sem buraco de 23cm e polvilhei farinha.


Coloquei um pedaço no fundo e com as mãos abri a massa até preencher toda a área. Deitei açucar e canela por cima. 

Abri mais um pedaço de massa com ajuda de um rolo (só para ser mais fácil) e depois com os dedos distribuí pela forma novamente, e assim sucessivamente até colocar todos os pedaços de massa. No topo polvilhei mais açucar e canela.

Voltei a tapar a forma com um pano e voltei a colocar dentro do forno quentinho mas desligado, até massa crescer até ao topo da forma. (Quanto mais levedar mais fofinho fica)

Liguei o forno no minimo nos primeiros 5m, e depois aumentei até aos 160º. 

Não sei precisar quanto tempo demorou a cozer mas foi rápido. Testei com o palito e quando estava cozido, liguei apenas o grill para o corar por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço