sexta-feira, dezembro 11, 2015

Pastel de Soja





















Não sou muito paciente com estas massas e nunca na vida me tinha dado para fazer estes ou outros pastéis. A minha mãe é que tem mãos de fada para essas coisas. Mas... ela não é vegetariana e agora se quero comer disto que remédio tenho senão fazer. Tenho a dizer que nem é tão complicado quanto parece.

O Recheio inventei. A massa...já não sei onde fui buscar receita mas por conter tão pouca gordura acho-a um pouco seca e se não for bem estendida fica borrachuda. É aqui que vou ter que praticar.

No entanto decidi publicar porque este blog é o meu diário culinário feito de aventuras e desventuras e depois sempre que conseguir fazer melhor atualizo.

A Massa
3 Cháv. Farinha Trigo
1 Cháv. Água Quente
3 c.(sopa) Óleo
1 c. (sopa) Aguardente
1 c. (sopa) Sal

Coloquei a farinha e o sal numa tigela. 
Abri buraco no meio e deitei óleo, aguardente e um pouco de água.

Misturei aos poucos a farinha das laterais com a água, e fui adicionando até farinha estar toda em massa.

A massa é macia mas se agarrar muito nas mãos adicionamos mais farinha. (sem exageros)

O Recheio (foi feito a olho e exagerei, agora tenho sobra para empadão ou algo parecido)
Proteína Texturizada de Soja
Cebola picada
Alho picado
Louro
Chuchu ralado
Cenoura ralada
Ervilhas
Shoyu
Pasta de Pimentão Vermelho
Temperos a gosto (usei cominhos e sabe bem a eles, um "niquinho" de nada dá logo um super sabor)
Salsa

Comecei por ferver água com um pedaçinho de gengibre e louro. Deitei a Soja,deixei ferver uns minutos e apaguei. Repousou assim mais uns minutos, escorri, lavei bem debaixo de água corrente e espremi.

Refoguei a cebola e o alho em azeite. Deitei a Soja e deixei ganhar sabor no refogado.
Deitei a pasta de pimentão, e depois o shoyu. Mexi várias vezes para não queimar.

Quando começou a ficar muito seco, deitei o Chuchu. Envolvi tudo bem e por fim deitei a cenoura e as ervilhas cozidas (se não estiverem cozidas é só deitar no início e elas cozem rápido)

Acertei de sal (cuidado porque o shoyu já é salgado) e acrescentei a pimenta preta e os cominhos.

O segredo é mesmo ir provando e quando souber bem, está pronto.




















Depois é só estender a massa numa superfície enfarinhada. Passar farinha também no rolo e cortar círculos de massa, colocar recheio e fechar em meia lua. Enfim...há várias formas do fazer. Eu definitivamente percebi que preciso dum objecto cortante melhor porque com chávenas e tampas de frascos como a minha mãe faz, não vou lá. Stressei um bocado nesta fase, confesso, mas não desisti.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço