sábado, março 25, 2017

Favas com Chouriço

Nunca fui muito apreciadora de favas mas agora gosto cada vez mais 😀 o que me faz pensar que possivelmente eu não gostava era das receitas tradicionais e do que as acompanhava.

3 Batatas pequenas em cubos
1 Cháv. Soja 
1/2 Chouriço Vegetal
1/2 Morcela Vegetal
1 Pacote de Favas Congeladas
1 Cebola pequena picada
2 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
3 c.(sopa) Polpa de Tomate
Pimento Vermelho (a gosto mas é opcional)
1 c.(café) Curcuma (opcional)
Pimenta Preta
Salsa Desidratada (ou fresca)
Manjericão Desidratado (opcional)

A soja preparei no dia anterior. Fervi água com gengibre e louro, adicionei os nacos de soja, deixei ferver por 3 minutos, apaguei o lume e deixei de molho mais 5 ou 10 minutos. Depois lavei-a bem debaixo de água, apertando-a bem para retirar o máximo de liquido da fervura. Temperei-a com shoyu, alho em pó, sal, pimenta preta, louro e pimentão doce. Misturei bem e guardei dentro de um saco de congelar no frigorifico.

No dia seguinte...

Refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Quando a cebola começou a amolecer, adicionei o pimento vermelho, a polpa de tomate, uma pitada de manjericão desidratado e cerca de 1/2 copo de água (podem usar vinho branco) para não deixar queimar. Deixei refogar por mais 3 ou 4 minutos.

Adicionei os nacos de soja, a curcuma e pimenta preta e deixei-os absorver tempero por cerca de 5 minutos (quando necessário adicionei água quente para não deixar secar muito).

Entretanto adicionei as favas, a batata e os chouriços em rodelas e adicionei água até cobrir todos.

Quando voltou a ferver, provei para acertar sal e pimenta, adicionei um pouco de salsa desidratada. (Se sentirem muito a acidez do tomate adicionem 1 c.(sopa) de açucar ou 1 de chá de bicarbonato).

Quando batatas e favas estavam cozidas, estava pronto.

Deixei tapado alguns minutos para apurar, antes de servir.

Gostei destas favinhas... pequeninas, tenrinhas...muito boas...vou comprar mais vezes (no Pingo Doce).


2 comentários:

  1. Olá Paula.
    Tenho feito algumas das suas receitas e são óptimas! Quanto à sua frase inicial, com a minha filha aconteceu o mesmo, quando era omnívora detestava certos pratos, que na versão vegetariana adora, como a feijoada :)
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Bem vinda. É realmente curioso porque agora como coisas que não apreciava e ainda cozinho com satisfação o que nunca tinha cozinhado. Feijoada também era coisa que não me seduzia e agora podia comer todos os dias. Acho que é nosso corpo a querer dizer "Agora sim, é essa alimentação que eu quero". :) Volte sempre.

      Eliminar

Se tens algo a dizer este é o teu espaço