segunda-feira, setembro 24, 2018

Tarte de Amêndoa

A ideia nem era escrever receita quando fiz isto mas saíu tãããão boa que vou mesmo escrever.

Base
1 Cháv. Farinha Trigo (com fermento)
Raspa de Limão (pouco, só umas lasquinhas, nem chega a 1c. café)
4 c.(sopa) Açucar (usei amarelo)
1 c.(café) Bicarbonato 
3 c.(sopa) Creme de Barrar Vegetal derretida (manteiga)
1/2 Cháv. Água

Numa tigela misturei os secos (farinha, açucar e raspa de limão).

Derreti a manteiga no microondas.

Adicionei a manteiga e a água na tigela e envolvi tudo, sem bater demasiado, até formar uma massa fofa e delicada (tipo massa de bolo). O bicarbonato adicionei no fim e na hora de deitar a massa na forma.

Untei uma forma de tarte (26cm) com um pouco de manteiga e forrei com papel vegetal. (Na ausência do papel é só polvilhar com farinha e vai correr bem)

Deitei a massa na forma e levei ao forno até assar e ficar sequinha tipo bolo. (Fiz na Patusca/Cloche, demorou menos de 20m)

Topo
1/2 Cháv. de Aveia em Flocos
1 Cháv. Água
1 Pacote de Amêndoa Laminada
4 c.(sopa) Açucar
2 c.(sopa) Creme de Barrar Vegetal (manteiga)

No liquidificador bati bem a aveia com a água. Coei.

Num tacho, misturei o creme de aveia, o açucar e a manteiga e em lume muito baixo mexi até derreter a manteiga e dissolver o açucar.

Adicionei a amêndoa, aumentei um pouco o lume, e continuei a mexer até começar a criar uma espécie de caramelo.

Quando passamos a colher no fundo do tacho e abre uma estrada, deixando ver durante alguns instantes o fundo do tacho está no ponto.

Deitei em cima da base da tarte, espalhei bem a amêndoa de forma a cobrir tudo e levei novamente à Patusca, desta vez com a resistência de cima ligada, só até dourar. (Podem usar o grill do forno mas muita atenção, costuma ser bem rápido a dourar)
Notas: Dependendo do tamanho da vossa forma pode ficar uma massa mais baixa ou mais alta mas assim baixinha garanto que fica bem melhor.

Uso papel vegetal a forrar a forma porque o fundo é amovível e tenho sempre receio que a massa saía por baixo, como já me aconteceu outras vezes.

Dependendo da qualidade da farinha usada, podem ter que adicionar um pouco mais de água na massa, se estiver muito espessa.

Usei como medida uma chávena de 300ml.

Não aconselho substituirem a manteiga por óleo. Já a fiz outras vezes tentando essas substituições e não resulta. Esta receita precisa mesmo da manteiga. Usei este creme de barrar do Pingo Doce que é cheio de sabor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço