domingo, março 07, 2021

LASANHA DE SOJA COM PIMENTO



Nunca liguei muito à lasanha por achar aquilo meio enjoativo mas depois que descobri como fazê-las à minha maneira, sem queijos e sem qualquer exploração animal... estou viciada! 
Vamos por etapas.

PREPARAR A PROTEÍNA DE SOJA
1 Cháv. Proteína de Soja Fina
1 Pedaço de Gengibre
1 Folha de Louro

Coloquei água a ferver com o gengibre e o louro. Quando fervia deitei a soja, deixei ferver mais 3 minutinhos, desliguei o lume e deixei ficar mais alguns minutos.

Retirei a soja para uma peneira fina e lavei bem, debaixo de água corrente, espremendo com as mãos para retirar a água da fervura. Reservei bem espremida.

O RECHEIO
1 Cebola
Pimentão Vermelho
(quantidade a gosto)
3 a 4 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
Polpa de Tomate (usei uma já aromatizada com ervas)
Temperos a Gosto (usei pimentão doce, pimenta preta, meia malagueta, cominhos, noz moscada e cravinho)
Salsa ou Coentros 

Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite. Adicionei o pimento vermelho e os temperos. Mexi alguns minutos e adicionei a polpa de tomate e um pouco de água. Temperei com um pouco de sal. Deixei ferver um pouco e adicionei a soja, cobri com água e deixei cozinhar uma meia hora.

Fui provando para acertar temperos e quando evaporou toda a água adicionei a salsa, envolvi e desliguei o lume. Reservei no tacho tapado. 

O BÉCHAMEL
1º fiz leite de aveia:
No liquidificador coloquei 1/2 Cháv. de Flocos de Aveia e 2 Cháv. de Água. Bati bem e coei.
Num tacho coloquei 3 c.(sopa) de Manteiga Vegetal e 3 c.(sopa) Farinha de Trigo. Em lume baixo mexi até formar um creme amarelo. Adicionei uma pequena parte do leite de aveia para nele dissolver bem esse creme. Continuei a mexer e à medida que ía engrossando fui adicionando mais leite até obter uma quantidade boa de béchamel, não muito espesso. Temperei com sal, noz moscada, pimenta preta e uma pitadinha de curcuma.

A MONTAGEM
Num pirex forrei o fundo com béchamel, e por cima coloquei placas de lasanha. Em cima das placas, uma camada de soja, outra de béchamel, mais placas de massa, mais soja, mais placas e terminei com uma camada de béchamel, que costumo polvilhar com sementes de sésamo.

Levei ao forno até cozinhar a massa, vou espetando o palito ou a faca para verificar, porque gosto da massa cozida mas não desfeita.

E pronto! É só saborear.

NOTAS: Se não gostam de pimento vermelho podem adicionar quase no fim cenoura ralada, podem usar ervilhas, feijão verde, etc. O béchamel também pode ser feito com azeite em vez de manteiga e com qualquer bebida vegetal a gosto.
O segredo da soja é mesmo deixar cozinhar e ir acertando temperos até saber bem. Quando sinto demasiada acidez do tomate, adiciono uma colher de sopa de açucar e o milagre acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço