sábado, março 17, 2018

Focaccia com Tomate, Cebola, Azeitonas e Cogumelos

Focaccia é um pão à moda italiana que já andava para experimentar faz tempo. Sou suspeita para falar dele porque sou muito "pãozeira". 😋 Impossível não gostar.

O topo pode e deve ser feito com ingredientes a gosto mas como os italianos não dispensam uma bela tomatada foi por aí que decidi começar esta aventura.

O segredo é mesmo deixar a massa levedar o máximo de tempo que podermos esperar porque quanto mais levedar mais fofo fica, mais cresce e mais parecido com pão fica.

Pode levedar entre 8 e 12h. Eu deixei levedar umas 3h e já atingi um resultado bem satisfatório. Mas vamos lá ver como fiz...

MASSA
3 Cháv. Farinha Trigo
1 c.(chá) Sal
1 c.(chá) Tomilho Limão Seco (opcional)
1 c.(sopa) Fermento para Pão Seco
1 e 1/2 Cháv. Água Morna

Numa tigela, misturei os secos. Deitei a água aos poucos e fui envolvendo com a colher de pau para hidratar toda a farinha, sem bater.

Ficou uma massa ligeiramente pesada, peganhenta e um pouco elástica. É assim mesmo.

Deixei-a na tigela. Cobri com plástico filme e guardei no forno. (Fica a descansar o máximo de tempo que podermos esperar mas pelo menos 1 horinha convém deixar.)

RECHEIO
1 Lata de Tomate aos Pedaços com Oregãos e Manjericão 
1/2 Frasco de Azeitonas Verdes com Recheio fatiadas
6 Cogumelos Brancos fatiados (opcional)
2 Cebolas Médias (picadas ou fatiadas)
2 Dentes de Alho picados
Azeite
Salsa Fresca (opcional)
Pimenta Preta
Pimentão Doce
Sal

Refoguei a cebola fatiada e o alho num pouco de azeite.

Quando cebola amoleceu e começou a dourar adicionei o tomate. Temperei com sal, pimentão doce e pimenta preta. Deixei reduzir um pouco mas sem deixar secar demasiado (pode precisar dum pouco de água).

Fui provando, até acertar o tempero. (Se tomate for muito ácido o segredo é adicionar 1 c.(chá) de açucar ou 1 c. (café) bicarbonato sódio. Cuidado com o sal porque as azeitonas também são um pouco salgadas).

Quando molho me sabia bem adicionei as azeitonas e os cogumelos. Mexi por mais uns 3,4m, tempo suficiente para absorverem algum sabor. Desliguei lume.

MONTAGEM
Despejei a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal e com as costas de uma colher de sopa espalhei a massa, sem acalcar demasiado.

Deitei o molho de tomate por cima e levei ao forno. 

Deixei uns 10m no minimo e só depois aumentei para os 180º, deixando assim até espetar palito e sair sequinho (como nos bolos). Ainda liguei o grill uns 4 minutinhos para corar um pouco por cima também.

Decorei com salsa fresca.



Notas: Não tenho aqui tabuleiro para medir mas não convém usar nem um muito pequeno nem um muito grande. Um em que massa faça 2 dedos de altura mas que tenha algum espaço para crescer, deve ser o ideal.

Claro que podem usar tomates frescos. Eu descobri no Pingo Doce estas latas de tomate já com temperos e apenas resolvi experimentar.😁

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tens algo a dizer este é o teu espaço