1 Cháv. (250ml) Sumo de Laranja
1 Cháv. (250ml) Açucar Amarelo
2 Cháv. (500ml) Bebida de Soja
1/2 Cháv. Farinha de Trigo
4 c.(sopa) Amido de Milho
Raspa 1 Laranja
1 c. (sopa) Fermento
3 c.(sopa) Linhaça Moída (hidratada em 9 c.(sopa) água
Coloquei a linhaça a hidratar na água.
Em 1/2 Cháv. de Bebida de Soja desfiz bem o amido.
No liquidificador bati o resto da bebida de soja, o açucar, a raspa de laranja, a mistura com amido e a linhaça até misturar bem.
Adicionei o sumo de laranja, bati mais um pouco, e por fim adicionei a farinha de trigo e o fermento, batendo mais um pouco. (Não é precisa bater muito tempo, é só mesmo para misturar tudo)
Untei um tabuleiro com margarina vegetal e polvilhei com farinha. Forrei com papel vegetal e voltei a untar com margarina e a polvilhar com farinha. (Não quis arriscar que queimasse ou não saísse da forma)😀
Cozeu a 180º até espetar o palito e sair sem creme agarrado. (Começou por crescer e pensei que fosse ter bolo em vez de torta mas depois à medida que fui abrindo o forno e espetando o palito ela foi baixando).
Depois foi só enrolar com a ajuda do pano, puxando delicadamente a parte de cima.
Deixei ficar apertada pelo pano até arrefecer completamente, antes de a passar para a travessa.
Nota: Antes da enrolar devia talvez ter humedecido o interior com sumo de laranja, ou algo que funcionasse tipo cola 😀 porque ao cortar a fatia tem tendência a desenrolar, não totalmente mas nota-se que não tá unida como deveria.
Aconselho peneirar a farinha. Qualquer coador de rede serve para fazer isso e evita que farinha faça grumos que depois não se desfazem.
Não sei dizer ao certo quanto tempo demora a cozer. Varia consoante farinhas, fornos e altura da massa (que também varia com o tamanho do tabuleiro usado). Demora bem perto de 1h, e a partir de 45m é só ir espetando o palito, quando sair sem massa cremosa, está pronto.
Já cozi normalmente e em banho Maria, ccolocando o tabuleiro dentro de outro com água no fundo, resultou de ambas as formas. Sem banho Maria deu-me a sensação que ficou mais consistente, e com banho maria fica mais fofo, mais cremoso ao comer.
Feito com açucar branco sente-se muito mais o sabor da laranja, o açucar amarelo altera um pouco o seu sabor. Fica à escolha de cada um.
Feito novamente, sem enrolar, polvilhado com coco ralado...
A amiga Filó já fez esta torta com sucesso, várias vezes...
E que tal se substituir a farinha de trigo por polvilho doce? O meu rapaz não pode comer trigo... Acho q vou experimentar :)
ResponderEliminarQuero saber dos resultados Beli Flor :), eu fiz isto um bocado sem saber o que estava a fazer, como é lógico. A experimentar é que a gente aprende, tem mesmo que ser. O próprio amido não tem gluten, se calhar com uma dose maior também resulta, não sei. Volte sempre.
EliminarOlá!! Andava com desejo de uma torta de laranja e encontrei esta receita!! Muito obrigada, vou experimentar. :)
ResponderEliminarAgora que aqui passei para responder a este simpático comentário, até eu fiquei com saudades desta tortinha :)
EliminarNão funcionou muito bem.
ResponderEliminarO sabor e textura ficou muito parecido ao da tarte de nata.