3 Batatas pequenas em cubos
1 Cháv. Soja
1/2 Chouriço Vegetal
1/2 Morcela Vegetal
1 Pacote de Favas Congeladas
1 Cebola pequena picada
2 Dentes de Alho picados
1 Folha de Louro
Azeite
3 c.(sopa) Polpa de Tomate
Pimento Vermelho (a gosto mas é opcional)
1 c.(café) Curcuma (opcional)
Pimenta Preta
Salsa Desidratada (ou fresca)
Manjericão Desidratado (opcional)
A soja preparei no dia anterior. Fervi água com gengibre e louro, adicionei os nacos de soja, deixei ferver por 3 minutos, apaguei o lume e deixei de molho mais 5 ou 10 minutos. Depois lavei-a bem debaixo de água, apertando-a bem para retirar o máximo de liquido da fervura. Temperei-a com shoyu, alho em pó, sal, pimenta preta, louro e pimentão doce. Misturei bem e guardei dentro de um saco de congelar no frigorifico.
No dia seguinte...
Refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.
Quando a cebola começou a amolecer, adicionei o pimento vermelho, a polpa de tomate, uma pitada de manjericão desidratado e cerca de 1/2 copo de água (podem usar vinho branco) para não deixar queimar. Deixei refogar por mais 3 ou 4 minutos.
Adicionei os nacos de soja, a curcuma e pimenta preta e deixei-os absorver tempero por cerca de 5 minutos (quando necessário adicionei água quente para não deixar secar muito).
Entretanto adicionei as favas, a batata e os chouriços em rodelas e adicionei água até cobrir todos.
Quando voltou a ferver, provei para acertar sal e pimenta, adicionei um pouco de salsa desidratada. (Se sentirem muito a acidez do tomate adicionem 1 c.(sopa) de açucar ou 1 de chá de bicarbonato).
Quando batatas e favas estavam cozidas, estava pronto.
Deixei tapado alguns minutos para apurar, antes de servir.
Gostei destas favinhas... pequeninas, tenrinhas...muito boas...vou comprar mais vezes (no Pingo Doce).
Olá Paula.
ResponderEliminarTenho feito algumas das suas receitas e são óptimas! Quanto à sua frase inicial, com a minha filha aconteceu o mesmo, quando era omnívora detestava certos pratos, que na versão vegetariana adora, como a feijoada :)
Obrigada pela partilha!
Olá Fernanda. Bem vinda. É realmente curioso porque agora como coisas que não apreciava e ainda cozinho com satisfação o que nunca tinha cozinhado. Feijoada também era coisa que não me seduzia e agora podia comer todos os dias. Acho que é nosso corpo a querer dizer "Agora sim, é essa alimentação que eu quero". :) Volte sempre.
Eliminar