Mostrar mensagens com a etiqueta cenoua. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cenoua. Mostrar todas as mensagens

domingo, agosto 26, 2018

Pastéis de Soja, Couve Coração e Cenoura

Adoro estes pastelinhos que fazem lembrar um pouco as chamuças, com um tempero um pouco para o picante.

Sou fã de receitas indianas, pela cor, pela mistura de ingredientes e pelo uso de especiarias que fazem toda a diferença. Pena nem sempre encontrarmos com facilidade todas, mas estas até são bem fáceis de encontrar e quanto a mim são uma combinação perfeita. Só não abusem porque têm um sabor bem intenso. É preferível começar por usar menos e depois então adaptar ao paladar.

Soja Fina (125g)
1 Pedaço Gengibre
1 Folha Louro

1/2 Couve Coração
2 Cenouras
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
2 Cravinhos esmigalhados
1 c.(café) Cominhos
1 c.(café) Noz Moscada
1 pitada de tempero Chilli em flocos (ou outro picante...1/2 malagueta por exemplo)
2 a 3 c.(sopa) Azeite
1/4 copo Vinho Branco
3 c.(sopa) Polpa Tomate
Molho de Soja  (5 c.sopa)


Preparação da Soja
Fervi água com 1 pedaço de gengibre e 1 folha de louro. Adicionei a soja e deixei ferver 4 minutos. 
Apaguei lume e deixei repousar por mais alguns minutos.
Mais tarde, despejei para uma peneira e lavei bem a soja debaixo de água corrente, apertando bem para eliminar a água da cozedura. Espremi bem para tirar qualquer água e reservei.

Preparação do Recheio
Num tacho refoguei a cebola, o alho e os temperos em azeite.

Adicionei o vinho branco e deixei refogar mais um pouco.

Adicionei a soja espremida, a couve, a cenoura e um pouco de água (menos de 1 copo, sem exagero porque a ideia é só não deixar queimar, não queremos ter molho no final, e a couve vai libertar alguma água).

Adicionei o molho de soja e a polpa de tomate. Deixei cozinhar até couve murchar e amolecer, adicionando pequenas quantidades de água sempre que necessário.

Provei para acertar temperos, incluindo o sal e quando todos estavam cozinhados, desliguei lume e reservei.

Massa
3 Cháv. Farinha de Trigo (sem fermento)
Água Morna (menos de 1 cháv.)
1 c.(sopa) Aguardente (opcional)
5 c.(sopa) Óleo de Girassol
1 pitada de Sal

Numa tigela coloquei a farinha e o sal.

Abri uma cavidade no meio onde deitei o óleo.

Fui adicionando água aos poucos e misturando com os dedos, até conseguir unir tudo e poder amassar até formar uma massa lisinha e que não agarrava às mãos.

Montagem
Idêntica aos Rissóis

Estendi pedaços de massa com um rolo numa superficie enfarinhada.

Coloquei uma colherada de recheio. Cobri com a ponta da massa e cortei com um cortante redondo (serve uma tampa de frasco).


segunda-feira, outubro 30, 2017

Risotto de Portobello e Cenoura

O belo do risotto sai sempre bem 😂 e quando comemos assim que fica pronto, aquela cremosidade que tem é irresistível.

Para duas pessoas que comam muito bem...

Arroz Arbóreo (usei cerca de 125g)
Cogumelos Portobello cortados em pedaços (usei uma embalagem do Lidl com 3 dos grandes)
2 Cenouras médias cortadas em cubinhos
1 Cebola picada
3 Dentes de Alho picados
4 c.(sopa) Polpa de Tomate
Azeite
1 Folha de Louro
1/2 Malagueta
1 copo Vinho Branco
3 c.(sopa) Shoyu
Ervas de Provence (opcional)
Salsa
4 c.(sopa) Aveia em Flocos + 1 Copo Água (batido no liquidificador e coado)

Num tacho refoguei a cebola, o alho e o louro em azeite.

Quando cebola amoleceu adicionei o vinho branco, a polpa de tomate e a malagueta. Deixei ferver um pouco para o alcool reduzir.

Adicionei o shoyu, a cenoura e o arroz. Adicionei água quente aos poucos para que arroz absorvesse o máximo de sabor do refogado.

Quando arroz começou a amolecer, adicionei os cogumelos e as ervas de provence. Deixei ferver em lume baixo até estar cozido.

Provei várias vezes para verificar temperos.


Adicionei aos poucos o creme de aveia e fui mexendo para incorporar.

Por fim adicionei a salsa e desliguei o lume.

Notas: Sempre que encontro, gosto de comprar cenouras com rama 😀 e muitas vezes uso a rama para aromatizar. Aqui usei um pouco dessa rama bem picadinha para aromatizar o refogado, mas isso é claro é totalmente opcional.

Quando sinto demasiada acidez quer do tomate, quer do vinho, adiciono 1 a 2 c.(sopa) de açucar.