Mostrar mensagens com a etiqueta massa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta massa. Mostrar todas as mensagens

sábado, outubro 21, 2017

Gratinado de Brócolos e Cogumelos

O tempo começa a mudar e aquilo que apetece comer também. 

Já sabe bem coisinhas mais quentinhas e reconfortantes. Hoje usei...

1 Cabeça de Brócolos (usei os talos, cortei-os em pedaçinhos muito miudinhos)
Cogumelos Brancos (Paris)
Massa Fusilis (sem Glúten)
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
Azeite
Sal (pouco)
Pimentão Doce
Pimenta Caiena
Cominhos
Noz Moscada
Shoyu

Para o Béchamel
1/2 Cháv. Aveia em Flocos + 2 Cháv. Água (batido no liquidificador e coado) (ou outra bebida vegetal)
3 c.(sopa) Manteiga Vegetal
3 c.(sopa) Farinha Trigo
Sal, Pimenta Preta, Noz Moscada, Salsa Desidratada
Raspa de Limão Congelado (opcional)

Num tacho com água e sal cozi a massa.

Numa frigideira bem grande, refoguei ligeiramente a cebola, o alho e o louro em azeite.

Temperei com pimentão doce, pimenta caiena, cominhos e noz moscada.

Adicionei 1º os talos dos brócolos, mexi alguns minutos, adicionando colheradas da água que fervia da massa.

Adicionei os brócolos e um pouco de Shoyu. Continuei a mexer de vez em quando e a adicionar colheradas de água quando ficava muito seco.

Quando brócolos estavam quase a gosto (não gosto deles muito moles) adicionei os cogumelos.

Deixei cozinhar mais uns 3, 4 minutos e apaguei o lume. 

Adicionei a massa escorrida, envolvi tudo e reservei. (Se houver algum molho na frigideira a massa vai absorver)

Entretanto, no tacho onde tinha cozido a massa, adicionei 3 c.(sopa) de manteiga vegetal + 3 c.(sopa) de farinha de trigo. Levei a lume baixo, mexendo para formar um creme amarelo.

Adicionei metade do leite de aveia e mexi com o batedor de varas para evitar formar grumos e quando começou a engrossar fui adicionando o restante leite aos poucos.

Temperei o béchamel com sal, noz moscada, pimenta preta, salsa desidratada e raspa de limão congelado.



Num pirex, deitei o conteúdo da frigideira e envolvi o béchamel.



Por cima polvilhei pão ralado apenas para criar uma crostazinha.



terça-feira, janeiro 26, 2016

Sopa de Grão e não Só





















Nunca vos aconteceu começarem a preparar o jantar sem saber bem o que vão fazer? A mim acontece muita vez, sei o que me apetece e começo então a juntar tudo e no fim saí as coisas mais estranhas e deliciosas que depois nem sei que nome lhes dar.

Chamei Sopa a isto porque fiz de propósito para ter bastante caldo mas com menos bem podia ser um estufado. 

Usei...

1 cebola pequenina
2 dentes de alho
1 cenoura grande
Brócolos q.b.
Cubinhos de tomate congelado q.b.
Massa Cotovelos q.b.
1 frasco de Grão Cozido
Azeite
Sal

Num tacho grande (porque não sabia o que ía fazer) deitei a cebola, o alho e um fio generoso de azeite.
Assim que aqueceu bem, juntei o tomate congelado e assim que descongelou e soltou a água juntei a cenoura. Com o devido cuidado para não queimar mexi mais uns minutos e adicionei depois os brócolos e cobri tudo com água. Temperei com sal e confesso coloquei a pontinha duma malagueta. (eu adoro apimentar a comida)

Deixei ferver uns minutos e antes que brócolos estivessem moles deitei a massa e quase de seguida o grão.
Quando a massa estava cozida apaguei lume tampei tacho e deixei apurar mais um bocadinho. Convém provar para ver se precisa de sal.

Talvez achem que foi uma forma estranha de fazer sopa mas eu também não sabia bem o que ía fazer quando começei. Só me aparecia legumes, não me apetecia cogumelos, nem tofu nem nada disso e soube-me mais que bem.